Ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil
A Iguá nasceu em 2017 com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. Desde então, estamos presentes em 39 municípios com o objetivo único de atuar para levar saneamento às populações atendidas e ajudar o país a alcançar a universalização dos serviços de água e esgoto.
Com 15 concessões e três parcerias público-privadas (PPPs), estamos inseridos na vida de comunidades dos mais diferentes portes. Essa condição nos dá conhecimento sobre distintas realidades do saneamento no país e nos credencia a superar os mais diversos desafios técnicos e operacionais.
Para nós, atuar no tratamento de água e esgoto é mais que uma atividade empresarial. É um compromisso de larga escala com a vida, as pessoas, o meio ambiente, os parceiros e o desenvolvimento sustentável do Brasil.
Para saber mais sobre nós, conheça o DNA Iguá, nossa forma de ser e de atuar junto aos diferentes públicos com que nos relacionamos.
18 operações em 6 estados
DNA Iguá
Nossa cultura organizacional está amparada em atitudes como inovação, sustentabilidade, geração de valor e satisfação do cliente.
Conheça nosso DNA.
Ser diferente é um caminho para ser melhor
A palavra de ordem para essa atitude do nosso DNA é Inovação. Anualmente, investimos cerca de 5% de nosso faturamento em iniciativas para acelerar a transformação do setor e a universalização dos serviços de água e esgoto no Brasil. Estamos comprometidos com a criação e a introdução de soluções inovadoras, a fim de trazer ao setor de saneamento iniciativas eficientes, ágeis e que aprimorem a prestação dos nossos serviços.
Sustentabilidade é a base
Todas as nossas ações são conduzidas de forma a aliar a viabilidade econômica do negócio à qualidade e eficiência do trabalho, ao respeito às pessoas e ao meio ambiente. Para garantir um futuro sustentável, atuamos com protagonismo a partir de quatro eixos: segurança hídrica, eficiência na produção e distribuição de água, responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto e respeito às pessoas. Conheça mais aqui .
Perceber o cliente
O trabalho realizado pela Iguá beneficia 6 milhões de pessoas em cinco estados brasileiros. Em um movimento inédito de transformação, reestruturamos nossas equipes e serviços a partir do exercício diário de entender as necessidades dos nossos clientes. Perceber e encantar é o que conduz nossa atuação.
Assumir, definir e discordar em prol do objetivo
Acreditamos que fomentar o valor do saneamento é fundamental para promover as transformações necessárias à evolução do setor no país. Por isso, estimulamos que nossos profissionais tenham senso crítico e olhar acurado sobre o saneamento, os serviços prestados e os objetivos que queremos alcançar.
Uma empresa que quer transformar o saneamento brasileiro
A Iguá nasceu em 2017 com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. Desde então, estamos presentes em 39 municípios com o objetivo único de levar saneamento às populações atendidas e ajudar o país a alcançar a universalização dos serviços de tratamento de água e esgoto.
Com 15 concessões e três parcerias público-privadas (PPPs), estamos inseridos na vida de mais de 7 milhões de pessoas que compõem comunidades dos mais diferentes portes. Tal condição nos dá conhecimento sobre distintas realidades do saneamento no país e nos credencia a superar os mais diversos desafios técnicos e operacionais.
Para nós, atuar no tratamento de água e esgoto é mais do que uma atividade empresarial. É um compromisso de larga escala: com a vida, as pessoas, o meio ambiente, os parceiros e o desenvolvimento sustentável do Brasil.
A fim de cumpri-lo, desenvolvemos uma cultura organizacional que inspira inovação, sustentabilidade e foco no cliente. Conheça mais sobre o DNA Iguá, aqui.
Mercado
Em 2013, o governo federal lançou o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e, assim, definiu o caminho para o país perseguir a universalização dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo de resíduos e águas pluviais, no prazo de 20 anos.
O Plansab prevê investimento de R$508,5 bilhões até 2033, aplicando R$304 bilhões, ao longo de duas décadas, na universalização dos serviços de água e esgoto.
O saneamento apresenta-se como um dos mais importantes desafios da infraestrutura nacional. Segundo a Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de água e Esgoto (Abcon), 55% do total de 5.570 municípios poderão ter abastecimento hídrico deficitário já a partir de 2015. No que diz respeito a esgotamento sanitário, são 85 milhões de habitantes sem serviço adequado de coleta, enquanto 118 milhões não tem os esgotos domiciliares devidamente tratados.
Por confiar no papel da iniciativa privada para a universalização dos serviços no país, a IGUÁ se vê como protagonista no desenvolvimento do setor.
Modelo de Negócio
Nossos contratos de concessão e de PPPs são negociados individualmente com cada prefeitura municipal ou companhia estatal e, em 31 de dezembro de 2022, possuíam um prazo de vigência médio restante de 18 anos.
Atualmente, estamos presentes em seis estados brasileiros (São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Alagoas) em 18 operações (15 concessões e 3 PPPs) que juntas atendem cerca de 7 milhões de pessoas. A abrangência da nossa atuação e diversificação de nossas contrapartes regulatórias e contratuais, possibilita, ainda, a pulverizar riscos regulatórios usualmente aplicáveis para companhias sujeitas à regulação de um único poder concedente.
Dentre as nossas principais operações de concessão e parcerias público-privadas podemos destacar:
- a parceria público-privada operada por nossa controlada SPAT Saneamento com a Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo – SABESP, sociedade anônima de economia mista responsável pelo abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos sanitário em 372 municípios do Estado de São Paulo. Esta foi a primeira PPP do setor de saneamento no Brasil, atendendo atualmente 4,2 milhões de pessoas;
- a parceria público-privada operada por nossa controlada Agreste Saneamento com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL), empresa estatal responsável pelo abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto sanitário no Estado de Alagoas;
- a concessão plena de serviço público de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto sanitário na capital do Estado do Mato Grosso, operada por nossa controlada Águas Cuiabá, atendendo mais de 600 mil pessoas, que possui o compromisso com o poder concedente de universalizar o abastecimento de água e tratar 100% do esgoto na capital do Estado de Mato Grosso até 2024;
- as concessões plenas no município de Paranaguá, no Estado do Paraná e no município de Tubarão, no Estado de Santa Catarina, que atendem em média 130 mil pessoas cada; e
- iniciando sua operação em fevereiro de 2022, a Iguá Rio se destacou pelo impulso dado ao saneamento em apenas 11 meses de atividades nas três cidades onde atua: Rio de Janeiro, Miguel Pereira e Paty do Alferes. Com foco na recuperação das instalações, no licenciamento ambiental e na elaboração dos projetos executivos, a operação ainda conseguiu performar em responsabilidade social, voltando seus esforços para a capacitação de jovens moradores de áreas de vulnerabilidade, e em meio ambiente, iniciando as atividades de recuperação do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá.
Pretendemos continuar expandindo nossas receitas e incrementando nossa rentabilidade por meio do crescimento orgânico de nossas operações atuais, mediante (i) aceleração das atividades de instalação de redes de coleta de esgoto e iniciativas para a redução de perdas na distribuição de água; e (ii) incremento de nossa eficiência operacional; e (iii) aumento de oferta de serviços aos nossos clientes, correlatos aos de abastecimento de água e coleta de esgoto.
Entendemos haver importante potencial de aumento da cobertura de esgotamento sanitário nas regiões já atendidas por nós. Pretendemos alcançar esse potencial por meio da aceleração de investimento na rede de esgoto de determinados municípios, de forma que seja possível consiga atender um número maior de consumidores, com crescimento de receita e antecipação de metas contratuais. Grande parte das regiões que receberão os investimentos para ampliação das redes de coleta e tratamento de esgotos já é atualmente atendida em abastecimento de água, o que se traduz em sinergia de custos relacionados à logística e serviços e maior facilidade de ativação dos clientes, dado já possuirmos relacionamento prévio, com consequente aumento de rentabilidade de nossas operações.
Mesmo em regiões por nós atendidas onde o abastecimento de água já atinge a totalidade da população, a redução de perdas na distribuição também representa um grande potencial de eficiência de custos e aumento da disponibilidade de água. A redução de perdas permite atender ao aumento da demanda sem a necessidade de aumento na produção de água.
Por meio do adiantamento de realização de CAPEX é possível atingir níveis de perdas menores mais rapidamente, de forma que conseguimos enxergar impactos como melhora no atendimento à população, atingimento de meta regulatória e redução de custos, que são capturados por nós.
Além disso, pretendemos adotar diversas iniciativas para o aumento da eficiência operacional e financeira de nossas operações, tais como:
(i) Eficiência no consumo de energia elétrica. A modernização dos nossos equipamentos e a avaliação de projetos de geração própria e/ou negociação de contratos de fornecimento no mercado livre representam uma oportunidade de melhora continuada nos custos operacionais;
(ii) Redução da inadimplência. Foco no relacionamento com os clientes, buscando maior aproximação e redução da inadimplência e especialmente a recuperação de clientes inativos, inadimplentes ou com ligações desconectadas. Esses últimos representam um potencial de crescimento da base de usuários sem que sejam necessários significativos investimentos em obras;
(iii) Adesão a programas de benefícios fiscais: a adesão a mais programas e outras iniciativas de incentivos tributários pode gerar uma economia relevante às concessionárias. Por exemplo, em Cuiabá já nos beneficiamos com a isenção de PIS/COFINS sobre o CAPEX dedicado a infraestrutura da rede de esgoto da concessão. Em todas nossas outras operações também temos o diferimento de PIS COFINS e IRPJ/CSLL em caso de atraso ou inadimplência de pagamento de entidades públicas, e estamos pleiteando a não incidência de ICMS sobre a Tarifa de Uso de Sistema de Distribuição (“TUSD”) de energia elétrica;
(iv) Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infra-Estrutura – REIDI: Trata-se regime de suspensão do PIS/PASEP e COFINS na aquisição no mercado interno ou importação de máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos, novos, materiais de construção e serviços para utilização ou incorporação em obra de infraestrutura destinada ao ativo imobilizado. Requisitos do Decreto n° 6.144/2007 e Instrução Normativa RFB n° 758/2007. A suspensão do PIS/PASEP e COFINS pode ser usufruída no período de 5 anos, contados da data da publicação do Ato Declaratório, conforme artigo 5° da Lei n° 11.488/2007, com redação dada pela Medida Provisória n° 472/2009, ressalvado o disposto no Ato Declaratório, ocorrido em 02/05/2019;
(v) A controlada Agreste Saneamento S.A. possui uma redução de 75% do imposto de renda e adicionais não restituíveis calculados sobre o lucro da exploração das atividades do setor de infraestrutura, em virtude da implantação de suas instalações na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, pelo prazo de 10 anos a contar de 2014, sendo reconhecida no resultado ao longo do período, confrontada com as despesas que pretende compensar, em base sistemática, desde que atendidas as condições do Pronunciamento Técnico CPC 07 (IAS 20) – Subvenções e Assistências Governamentais. Após atendido os requisitos o ganho é reconhecido no resultado e reclassificado entre as contas do patrimônio líquido, de lucros acumulados para reserva de incentivos fiscais; e
(vi) As controladas diretas, Águas Cuiabá S.A. e Águas Canarana Ltda., e as controladas indiretas, Águas Alta Floresta Ltda., Águas Colíder Ltda. e Águas Comodoro Ltda., possuem uma redução de 75% do imposto de renda e adicionais não restituíveis calculados sobre o lucro da exploração das atividades do setor de infraestrutura, em virtude da implantação de suas instalações na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM, pelo prazo de 10 anos a contar de 2019.
Por fim, pretendemos continuar investindo em nosso relacionamento com os clientes, buscando aprimorar a percepção da qualidade dos nossos serviços. A natureza de nossos serviços, e a extensão e capilaridade de nossos sistemas, nos propicia desenvolver sólido relacionamento com nossos clientes. Cumulado com nossa presença física (por meio das ligações de água e esgoto) em parte relevante das residências, indústrias e comércios das regiões atendidas; temos a base cadastral e os canais de relacionamento estabelecidos. Planejamos usar esta estrutura para aumentar a oferta de serviços correlatos aos de abastecimento de água e coleta de esgoto.
Histórico
- Iniciamos nossas atividades em junho de 2006, atuando sempre por intermédio de concessões e de parcerias com Municípios, Estados e companhias públicas, com o objetivo de universalizar o acesso da população à água de qualidade e a coleta e tratamento de esgoto.
- Em 2007, por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Empresa de Saneamento de Palestina – ESAP S.A. assumiu os serviços de tratamento de água e esgoto no Município de Palestina.
- Em 2008, por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Saneamento de Mirassol –Sanessol S.A. assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Município de Mirassol. Também em 2008, por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Paranaguá Saneamento S.A. assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Município de Paranaguá.
- Ainda em 2008, a Guaratinguetá Saneamento S.A., por meio de parceria público- privada (“PPP”) celebrada com a Companhia de Serviço de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá – SAEG, assumiu a operação do sistema de esgotamento sanitário da Cidade de Guaratinguetá, em São Paulo. A PPP apresenta prazo de duração de 30 anos.
- Em 2008, foi constituída a SPAT Saneamento S.A. por meio de PPP com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP (“SABESP”) para ampliação do Sistema Produtor Alto Tietê, com a respectiva prestação de serviços auxiliares para a SABESP. O prazo de concessão desse contrato é de 15 anos.
- Em 2009, adquirimos outras quatro concessões para abastecimento de água e/ou fornecimento de esgoto, no Estado do Mato Grosso, nas cidades de Colíder, Alta Floresta, Pontes e Lacerda e Comodoro. O prazo de tais concessões também é de 30 anos.
- Em 2010, adquirimos duas concessões nas cidades de Piquete (SP) e Canarana (MT), sendo ambas pelo prazo de 30 anos. No mesmo exercício, em parceria com a SABESP, com prazo de 30 anos, foram incorporadas outras duas concessões de água e esgoto, nas cidades de Andradina (SP) e Castilho (SP). Atualmente, Castilho é uma das poucas cidades do país que atingiram a universalização do abastecimento de água e esgoto a seus cidadãos.
- Em 2012, a BNDES Participações S.A. (“BNDESPAR”) passou a integrar o nosso quadro societário, por meio da aquisição de 33,42% do nosso capital social. Ainda em 2012 , foram assumidas mais três concessões plenas de água e esgoto nas cidades de Cuiabá (MT), Itapoá (SC) e Tubarão (SC) e duas novas PPP administrativas, Agreste Saneamento S.A., em Alagoas, e Atibaia Saneamento S.A., em São Paulo. O prazo médio de duração de tais contratos é de 30 anos.
- Em 17 de novembro de 2016, foi celebrado Acordo de Investimento para a reestruturação da nossa dívida financeira. O acordo estabeleceu a repactuação das dívidas dos diversos credores e a entrada de novo investidor que fez aporte de R$70 milhões no novo fundo de investimentos em participações, controlado pela RKP BRL Investments I LLC, renomeada para IG4 Water Investments LP (“IG4 Water”).
- Em 19 de julho de 2017, após o cumprimento de todas as condições do Acordo de Investimento, a Galvão Participações S.A. (nossa antiga controladora) transferiu suas ações para o Iguá Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia (“FIP IGUÁ”) e o fundo passou ao nosso controle. No dia seguinte, foi realizada Assembleia Geral Extraordinária aprovando a subscrição e a integralização de 68.169.768 ações ordinárias nominativas, sem valor nominal, por parte do FIPIGUÁ, que passou a deter 108.958.689 ações, representando 84,2% do capital social. O BNDESPAR manteve a mesma quantidade de ações (20.477.816 ações), tendo sua participação diluída a 15,8% do capital social. Nessa mesma Assembleia foi aprovada a modificação da nossa denominação social para Iguá Saneamento S.A.
- Após a reestruturação, demos início a um novo modelo de negócio e governança. Foi estabelecido um plano com 16 iniciativas estratégicas desenvolvidas em 2017.
- Em 27 de fevereiro de 2018, expandimos a nossa participação societária nas seis operações do grupo no Estado de Mato Grosso: Alta Floresta, Canarana, Colíder, Comodoro, Cuiabá e Pontes e Lacerda. Na ocasião, adquirimos as cotas que pertenciam à sócia minoritária e assumimos 100% das referidas operações. Como resultado do cumprimento das ações previstas no Acordo de Investimento assinado no dia 30 de julho de 2018 entre a nossa Companhia, FIP IGUÁ, nosso atual acionista controlador, IG4 Water e afiliadas do Alberta Investment Management Corporation (“AIMCo”), concluiram uma transação que envolveu aporte de até R$400 milhões na nossa Companhia, conforme fato relevante publicado em 31 de outubro de 2018. Os recursos estão sendo destinados aos investimentos para cumprimentos de metas contratuais e à busca por novas oportunidades no setor de saneamento em todo o país. A operação contribuiu também para o fortalecimento da nossa estrutura de capital através de aporte de capital primário, que trouxe melhora dos índices de liquidez e alavancagem e proporciona maior capacidade, agilidade e flexibilidade para a realização de investimentos, além de colaborar para o aprimoramento da nossagovernança corporativa, uma vez que trouxe para o nosso quadro societário um investidor com perfil qualificado.
- Em novembro de 2018, foi lançado o Instituto Iguá de Sustentabilidade (“Instituto Iguá”). O Instituto Iguá é uma associação sem fins lucrativos, de direito privado, que nasce de forma independente, atuando em sinergia com outras empresas, investidores e organizações da sociedade civil e governamentais, multiplicando o impacto de suas atividades e buscando formas de contribuir para a universalização do saneamento no Brasil por meio da promoção da inovação e da educação para o desenvolvimento sustentável. Em dezembro de 2018, o Iguá Lab foi eleito a ideia mais inovadora do ano no PPP Awards, o mais relevante prêmio de PPP do país. Lançado em abril de 2018 por nós em parceria com o BrazilLAB e Aceleradora Orgânica, o Iguá Lab recebeu 90 soluções desenvolvidas por startups para cinco grandesdesafios enfrentados por empresas de saneamento no Brasil: inadimplência, perda de água, comunicação com clientes, treinamento de colaboradores e tecnologia. O Iguá Lab ilustra de forma concreta a nossa mentalidade inovadora, um dos pilares de nossa visão estratégica e que representa o núcleo do nosso novo DNA.
- Em abril de 2021, foi firmado o Acordo de Investimento entre Iguá Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, Mayim Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, IG4 Water Investments LP, PIP6GV Agua Ltd., PIP6PX Agua Ltd., PIP6PX Agua II Ltd. e PIP6PX Agua III Ltd. (afiliadas da Alberta Investment Management Corporation ou “AIMCo”), e Canada Pension Plan Investment Board (“CPP Investments”). Desta forma, com a consumação das condições previstas no Acordo de Investimento e o exercício do direito de preferência do BNDESPAR: (i) foi realizado um investimento na Companhia de R$596 milhões, mediante a subscrição de novas ações ordinárias de emissão da Companhia, que contou com aportes do CPP Investments, AIMCo e BNDESPAR; e (ii) foi adquirida, pelo CPP Investments, participação de acionistas minoritários da Companhia através da compra de ações ordinárias de emissão da Companhia e cotas representativas do FIP Iguá. O controle da Companhia continuará a ser detido pelo FIP Iguá, gerido pela IG4 Capital Investimentos Ltda., não havendo, portanto, alienação de controle na transação.
- Em 30 de abril de 2021, a Companhia consagrou-se vencedora do Bloco 02 da Concorrência Internacional nº 01/2020, promovida pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro – CEDAE, ocorrida na B3, cujo objeto é a concessão da prestação regionalizada dos serviços públicos de fornecimento de água e esgotamento sanitário e dos serviços complementares dos bairros de Jacarepaguá e Barra da Tijuca na capital Rio de Janeiro, e dos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes. O Contrato de Concessão terá prazo de 35 anos e beneficiará aproximadamente 1,2 milhão de habitantes. Esta conquista é um marco no plano de crescimento da Companhia, reforçando não só sua posição como uma das líderes no setor de saneamento no Brasil, mas também sua estratégia de ser a melhor empresa de saneamento para o país.
- Em julho de 2021, a Companhia realizou uma Emissão de Debêntures Conversíveis no valor de R$ 877 milhões e, após o leilão da CEDAE, os acionistas da empresa concordaram com um aumento de capital de R$ 1.52 bilhão.
Diferentemente do modelo regulatório das estatais de saneamento listadas, nossas concessões, que representam cerca de 78% dos nossos ativos, operam em um modelo bastante semelhante com o de rodovias: (i) prazos extensos, geralmente acima de 20 anos; (ii) fluxos de caixa indexados à inflação; (iii) estruturas de leilões baseada em menores tarifas e/ou maior contribuição ao poder concedente; (iv) tarifas reajustadas regulamente pela inflação e reequilibrios econômicos na ocorrência de eventos não previstas no contrato inicial, nos quais são utilizadas as premissas do contrato original para o novo cálculo de taxa interna de retorno; (v) ganhos de eficiência são apropriados pelo operador, dado a inexistência de cláusula contratual que determine o repasse de ganhos adicionais de produtividade aos consumidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário